A importância de um Contrato bem elaborado (2).

26/08/2019

Voltemos ao assunto sobre contratos….

 

Imagine você, fazendo a aquisição de um bem ou serviço e o fornecedor lhe informa que ele será entregue em 3 ou 4 meses, porém, o pagamento, mesmo parcelado, deverá ser feito a partir da assinatura do contrato.

O seu pensamento inicial será: mas será que tem alguém que aceita uma negociação desta forma?

No cotidiano, esta situação é muito mais comum do que se possa imaginar. Pode ser uma aquisição de móveis planejados para seu comércio ou residência, ou qualquer prestação de serviço com entrega futura. Normalmente será exigida uma antecipação de valores para aquisição de materiais, etc…

Como proceder nestas ocasiões, porque, rotineiramente estes contratos não preservam os interesses do adquirente, com possibilidade de não entrega do serviço ou do produto.

É aconselhável ter uma assessoria (engenheiro, arquiteta, advogado) para contratação deste tipo de serviço ou bem, pois, na maioria das vezes o adquirente não possui conhecimento técnico sobre o assunto.

Exemplificando: na contratação de serviços de mão de obra da construção civil, normalmente o pagamento é feito após a medição dos trabalhos realizados. Assim, na medida que irão progredindo os serviços são feitos os pagamentos, para que a quitação total coincida com a conclusão da obra.

Da mesma forma com relação à aquisição de móveis planejados, que devem ser pagos na medida em que serão entregues.

Mas, na maioria das vezes, a boa fé do contratante faz com que ele pule as observações anotadas nestas orientações.

Porém, mesmo sem o auxílio de uma assessoria, é importante ler o contrato e verificar atentamente se as suas cláusulas estão claras e se preservam os interesses de ambas as partes (cliente e fornecedor).

 

Voltaremos em breve com outros assuntos do cotidiano.